quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cesar Millan ou Victoria Stilwell, quem tem razão?




Sempre quando começamos a falar em técnicas de adestramento básico, comportamento canino e problemas de temperamento vem a tona o debate para saber quem é melhor Cesar Millan, o mexicano que virou celebridade em L.A. com o programa "O Encantador de Cães" (Animal Planet), ou Victória Stillwell, ex- atriz britânica que apresenta o programa "Ou eu ou o Cachorro" na GNT.
Cesar não se mostra como adestrador, mas sim como comportamentalista canino que tem objetivos bem diferentes de ensinar o cão a sentar ou dar a pata. Meus amigos veterinários criticam-no por ser muito rude, pregar a submissão e abusar dos toques físicos nos cães. Os resultados de suas "sessões" são rápidos e quando não consegue atingir seu objetivo, leva o cachorro do episódio para seu centro de reabilitação em Los Angeles, para terminar o tratamento.
Victoria tem outra abrangência em seus programas. Ela ensina técnicas, comprovadas pelos adeptos do Reforço Positivo, que com paciência, insistência e muito trabalho os cães podem abandonar comportamentos  bastante desagradáveis e perigosos para quem convive com eles.


APROVEITAR O LADO BOM DE CADA UM


Como bom curioso eu prefiro entender melhor e pesquisar o que cada um tem para oferecer, separando caso a caso. Na minha opinião, as técnicas de César são mais eficientes com cães agressivos, ansiosos e dominantes de raças grandes, principalmente os molossos. Na verdade, Cesar ensina o dono a se tornar o líder do cão deixando bem claro que o inverso é perigoso para o humano e traz sofrimento ao animal. Acompanhei, aqui no Rio de Janeiro, o caso de um casal de Rottweillers  agressivos que chegaram a mutilar a mão da proprietária. É claro que o fim desta história foi trágica para todos. A mulher, médica-cirurgiã, perdeu o movimento da mão direita e, consequentemente, sua carreira. O cão foi sacrificado por ser uma ameaça real para a família. Meu amigo e marido desta médica lamenta não ter entendido os sinais demonstrados pelos cães, tais como a possessividade da comida, a territorialidade e a dominância excessiva do macho. Sobrou carinho e faltou atitude.
Neste cenário é preciso entender que pessoas inexperientes com cães devem evitar certas raças. Ao mesmo tempo, quem tem um exemplar de uma raça forte deve buscar informação, ajuda profissional e se impor como líder indiscutível do animal. César deixa isso bem claro quando diz que carinho e amor não é o que um cão espera do dono, mas sim três coisas, nesta ordem: 


1- Exercício: Eles precisam gastar a sua energia de forma orientada, pelo menos uma hora por dia, sempre respeitando os sinais do seu líder.


2- Disciplina: Precisamos estabelecer regras, limites e restrições, que incluem  horários de alimentação, exercício, brincaderias de maneira regular.  Os cães precisam de uma rotina estruturada, de regras claras do que eles podem ou não fazer, propiciando que eles se tornem  mais sociáveis e tranquilos.


3- Carinho: Isso a maioria é especialista.


Victoria Stillwell é adestradora profissional. Admirado e seguido por milhões de profissionais e proprietários de cães, seu método de educação canina é embasado no reforço positivo de treinamento, que, por meio de petiscos e agrados, mostra ao cão que atitudes positivas têm recompensa, e combate, veementemente, a dominância, a agressividade e a punição diante de maus comportamentos do animal. Ela diz que muitos comportamentos negativos dos cães acontecem porque eles vivem sob as regras de nossa casa, estranhas aos animais, e acabam desenvolvendo problemas como estresse, ansiedade e insegurança. Se punir esse animal, poderá fazê-lo se comportar de forma ainda pior e incentivá-los a se tornarem agressivos. O reforço positivo mostra ao cão como se comportar e de que forma se comportar bem traz prazer. 
Em contra ponto a Cesar Millan, Stilwell afirma: "O ponto principal contra a teoria da dominação é que ela pode ser perigosa para as pessoas. Quando as pessoas veem, na mídia, um cão que é treinado com o uso dessas técnicas rudes, de certa forma estão sendo enganadas. O modo como a TV mostra as coisas pode ser muito sedutor. A razão pela qual me orgulho muito de meu programa é que, se algo não está dando certo, não digo que é um sucesso. Nós mostramos a verdade. Não acontece com muita frequência no meu programa porque trabalho duro para que tudo dê certo. Mas as pessoas vão acreditar no que virem e pode parecer impressionante. O que elas não percebem que algumas técnicas podem causar danos psicológicos aos cães e afetar a confiança entre cão e dono."


Em tempo: Eu nunca vi Cesar Millan, apesar da rudeza característica, condenar um cão a ser sacrificado, no entanto, Stilwell recomendou o sacrifício de um Cocker Spaniel, durante um episódio que tratava de agressividade.


Agora basta você optar qual programa ou leitura mais te agrada ou se encaixa no perfil de seu cão, para que possa ajudá-lo a interagir ainda mais com seu companheiro.

36 comentários:

  1. Ótimo artigo!

    nunca vi o programa da Victoria, mas assisto sempre o Cesar e gosto das técnicas dele. Além de eficientes, o que ele explica faz sentido se imaginarmos como o cão percebe o ambiente ao seu redor.

    Basta respeitar o animal como ele é: um animal. Mostrar as regras, impor limites e manter uma boa energia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida alguma, o Cesar.
    Aplicamos as mesmas técnicas em nossos cães e clientes e temos a certeza de que realmente funciona.
    Ele é extraordinário.

    ResponderExcluir
  3. Cesar Millan, sem sombra de dúvida!!!

    ResponderExcluir
  4. Por favor, gente, saibam separar o que é verdadeiro e o que não é! Não acreditem em tudo q se vê na televisão!
    O Cesar Milan é uma pessoa carismática que apresenta um show. Tudo parece dar certo com as técnicas dele, o que, obviamente, não é verdade. Até pq isso não existe!!! (tudo sempre resolvido)

    Mesmo com o aviso de que não se deve usar as técnicas em casa (porque será?) e sim chamar um especialista, as pessoas usam o método agressivo,o q é extremamente perigoso quando se tratar de certos tipos de cães. É óbvio que a maior parte dos cães aceitam qualquer tipo de treinamento, dos antigos aos modernos. Assim como as crianças antigamente sofriam com a palmatória e ficavam de joelho no milho.
    O César Milan dava banhos em cães numa pet shop e usa técnicas aversivas de 30 anos atrás. O tal centro de psicologia pode ser qq coisa, menos tratar de psicologia canina.
    2 milhões de cães são sacrificados anualmente nos EUA, e com o sucesso do programa, pelo que tenho lido, muitos treinados da forma do famososo "enforcador" de cães.
    Aliás, o programa é bem editado, não se vê os chutes, né? É só olhar no google:

    http://www.youtube.com/watch?v=RFCGtatpCwI

    A tal coleira no alto do pescoço, além de causar muita dor, afeta diretamente as vias aéreas, o q pode levar o cão a um colapso. Ainda acham isso bacana?

    Tem muita gente que REALMENTE entende de comportamento animal, que estudou, fez mestrado, trabalhou de verdade!
    Se não souberem inglês usem o google translator, aí vão bons artigos:
    http://www.esquire.com/features/esquire-100/ESQ1006-ESQ100_20-21.FINAL.rev_1

    http://www.jaaack.com.br/?tag=cesar-millan

    https://www.facebook.com/note.php?note_id=90029578219&id=44964919559&ref=share

    Leiam o q ele fez com um labrador, quase matou um cão manso :
    http://www.usatoday.com/life/people/2006-05-05-dog-whisperer_x.htm

    Se quiserem realmente alguém q entenda da psicologia canina, comprem um livro da Dra. Sophia Yin, visitem o site, aprendam com quem sabe e não sejam tão ingênuos!

    http://drsophiayin.com/

    Ahhhh procurem videos dela no youtube tb, vale a pena!

    Clara SMS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, as técnicas não devem ser utilizadas em casa por não especialistas, pois existem cachorros que ao serem corrigidos apresentam um comportamento ruim, se for um porte pequeno você levará uma mordida na canela, mas se for um porte grande vai ser na face. Eu não o vejo maltratando os animais, apenas acredito que ele estabeleça o equilíbrio, fiz isto e deu super certo com um cão agressivo, (porem sabia do risco que corria).

      Excluir
  5. Clara SMS

    Pessoas e cães tem muito em comum, quando o assunto é temperamento. Cada um tem o seu. Cada caso de problema de comportamento é diferente do outro, mesmo sendo da mesma raça ou até mesmo da mesma matilha. Quem trabalha com cães ou possui uma matilha tem experiência diversa de quem possui apenas um cão. Mas o pior é se focar na teoria e não desenvolver a prática. Algumas técnicas que uso para certos cães não funcionam com outro e vice-versa. Não existe uma fórmula mágica que sirva para todos os indivíduos. Não posso defender o César Millan, mas seu programa ajudou muito na discussão, busca de informações, treinamento e principalmente para a descoberta da origem dos problemas, que são em sua grande maioria causadas pelo próprio dono.
    Os cachorros se adaptam e reagem ao nosso ambiente e ao nosso comportamento. Se queremos mudanças temos que mudar primeiro e as técnicas são ferramentas ajustáveis a capacidade individual do dono. Tirar vantagem dessas técnicas, seja do César Millan, da Victoria Stilwell, da Tamar Geller, da Sophia Yin, etc.. é o desafio do dono ou do profissional que irá primeiro treinar a pessoa, depois o cão.
    Gostei muito de seu post.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi diversos programas de Cesar, li seu 1º livro, realmente Cesar não é treinador de cães, não é formado em adestramento ou em psicologia canina na universidade. Seu conhecimento vem da observação e de algumas técnicas da forma antiga (não utiliza reforço positivo). Porem é inegável que para cães na zona de alerta, extremamente dominantes e territorialistas, ou com forte grau de dominância seus métodos (mistura de suas observações + métodos “antiquados”) são extremamente eficientes e salvaram diversos cães da morte (aqueles que utilizam o reforço positivo não conseguem dar jeito). Agora a grande contribuição de Cesar é colocar “os pingos nos is”, ou seja, exercícios (50%), disciplina (30%) e por ultimo afeto (20%), observando que disciplina não é bater, ou machucar o animal, basicamente é você não permitir que o cão se torne o seu dono, antes dele se alimentar esteja calmo e que você possa interrompê-lo e ele não mostrar agressividade, antes de colocar a coleira para sair, esteja calmo, não permitir atitudes indesejadas, como: não pular em cima de você, não te morder, não rosnar ou avançar em humanos ou outros cães, quando pessoal entrar ou sair de sua residência ele permanecer calmo, etc.
    Já Victoria stiwell eu também assisti diversos programas e ela é uma mera treinadora, com tecnicas interessantes, porem que não adianta de nada se você não seguir as recomendações de Cesar, descritas ai em cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo anônimo... é incrível como as pessoas gostam de tentar denegrir a imagem de uma pessoa como Cesar, que salva centenas de animais por ano, os tira da "zona vermelha", do corredor da morte... inexperiência e inveja inconsciente dá nisso: críticas nada positivas de uma pessoa, que mesmo sem diplomas, salva a vida de muitos cães... isso sem contar sua Fundação de resgate animal, que nem passa em tv nem nada, mas que salva cães de rua todo santo dia... como essas pessoas invejosas podem falar mal de alguém como ele, que faz o lindo trabalho que faz? Eu como psicóloga digo: inveja, projeção negativa inconsciente... Enfim, gostei de suas palavras anônimo ;)

      Excluir
  7. Parei de assistir essa louca da Vitoria depois do episodio do cocker...
    O cachorro atacou 3 vezes a mesma criança, mas 2 vezes foi por causa que a criança tentou tirar a comida do cão. Ninguém se esforçou em educar o cão. E outra, os donos não adestravam ele direito, deixavam ele fazer o que queria, subir na cama, tirar a comida do prato. Enquanto eles faziam o que a Vitoria mandou fazer com um cachorro (outro cocker que eles tinham), simplesmente deixaram ele trancado e não se esforçaram em aplicar o mesmo adestramento com ele. E ele era obediente sim, a propria Vitoria conseguiu treinar ele em vários aspectos, como pegar a comida sem permissão.
    A criança pode muito bem ter "atormentando" o cachorro. Eles tinha outras crianças na casa, mas o problema foi só com ela!
    Mas essa louca da Vitoria, simplesmente mandar sacrificar??? Ela não viu que a família não se esforçou?? Fácil culpar o cão, né? Uma adestradora de verdade não ia simplesmente abandonar o caso...
    Podem falar o que for do Cesar e dos seus metodos, mas em caso MUITO piores ele NUNCA mandou sacrificar o cão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Vanessa... o Cesar não tem nenhum caso de desistir e pronto! Na verdade é ele, quem as pessoas mesquinhas tanto criticam, que tira os cães de casos extremos do corredor da morte... Mas é sempre assim Vanessa, pessoas boas, melhores que 'nós', incomoda, uma pessoa ótima como o Cesar, que salva e não manda sacrificar jamais, incomoda triplamente, é sempre é atacada por egocentricidade ferida... como diz Andre Luiz: ao fazer o bem esteja preparado para as arremetidas do mal... o importante é que enquanto o povo lingua solta de inveja 'mete o pau' no Cesar Millan, ele está lá, salvando centenas de cães por ano...

      Excluir
  8. Vanessa Benko

    Eu também perdi a fé na Victória após este episódio. Sua análise foi perfeita, culparam o cão e o condenaram a morte.

    ResponderExcluir
  9. Cocker Spaniel – É uma raça controversa. Alguns cães mordem, mas seus donos afirmam que esta é sua maneira de brincar. Outros afirmam que alguns cães podem sofrer de uma doença genética que causa ataques de ódio, não somente contra estranhos, mas também contra o dono e sua família. Alguns estudos afirmam que esta “síndrome de ódio” é mais comum aos machos dourados, mas este é um tema controverso. Inúmeras famílias possuem cães desta raça e estes sempre foram tranquilos. eu acho que ela sabia o que estava fazendo e os os cachorros que cesar millan matou e nao foram colocados na rede, victoria stiwell tem conhecidos e muitos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que ridícula esse comentário da Victoria querendo se passar por superior! "Não acredite em tudo que vê na TV, só acredite no MEU programa". Affff... Como se o Cesar fosse se importar com alfinetadas de uma mulher boba.

    Não vi esse episódio do cocker... vi apenas 1 ou 2. Mas está claro que ela não é capaz de reabilitar cães. E não há nada de perigoso em manter os cães CALMOS, como disse o Cesar.

    Desde que vi 1 episódio do Cesar pela 1ª vez me identifiquei com as técnicas dele, pois assim como ele cresci entre cães que eram tratados de forma natural e, portanto, não tinham problemas comportamentais.

    Quando eu era criança vi meu pai reabilitar uma cocker muito agressiva da mesma maneira que o Cesar. Usando uma linguagem corporal que ela entendia e uma energia CALMA ao se aproximar dela. Em menos de 1 semana ela se tornou minha melhor amiga e NUNCA me agrediu ou qualquer pessoa que chegasse em nossa casa ou que passasse perto dela.
    E numa outra ocasião, quando eu já era adolescente, fui passar o Ano Novo na casa da madrinha de uma amiga. Havia uma Fila fêmea da qual nenhum estranho se aproximava. Como sempre, cheguei perto dela sem receio e todos se apavoraram. "Ela vai te morder" Em poucos minutos a cachorra tava brincando e rolando no chão comigo como se fôssemos amigas de infância. Ninguém acreditou! Fui a primeira "estranha" a me aproximar dela...

    E essas 2 situações aconteceram antes de eu descobrir o programa do Cesar.
    Nasci com esse mesmo "dom" que ele tem (que também veio do jeito do meu avô e do meu pai). Na verdade, é um dom natural a TODO ser humano, mas que infelizmente a maioria acaba reprimindo e sufocando ao longo da vida. Como cresci rodeada de animais "livres" (no sentido de espírito, de poder viver apenas como a espécie que são de fato) e bem tratados (boa alimentação, exercícios, etc), mas sem excesso de mimo (leia-se tratar o bicho como se fosse humano, com roupas e perfumes) pude aprender muito com eles e nunca fui reprimida por preservar esse lado instintivo, que também me ajuda no trato com pessoas. Sei dizer quando alguém está bem intencionado ou não pela, como o Cesar costuma dizer, sua "energia" emanada.

    Então, quem diz que o Cesar não sabe oq está dizendo é que é o verdadeiro ignorante!
    O Cesar apenas segue e ensina a seguir os instintos fornecidos pela própria Mãe Natureza!!!
    O Ser humano, infelizmente, esqueceu o que é isso!

    Basta estar na TV ou ficar famoso e ser bem sucedido de alguma forma para surgirem invejosos falando bobagens.

    Sinceramente, NÃO sei de ONDE tiraram que o Cesar é rude!!!
    Muito ao contrário, ele sempre diz para que as pessoas fiquem CALMAS e esperem seus cães ficarem CALMOS antes de fazer qualquer coisa...
    E sempre diz que NUNCA se deve maltratar, bater ou até mesmo gritar com um cão. Além de não funcionar, só deixa seu estado (de agressividade, medo ou ansiedade) ainda pior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiadíssima em todas as palavras... e repito suas palavras:
      Basta estar na TV ou ficar famoso e ser bem sucedido de alguma forma para surgirem invejosos falando bobagens.²

      Excluir
  11. Eu gosto mais do Cesar porque ele afirma que não existe uma solução padrão e que cada cão reage de uma maneira à mesma intervenção, o que é a mais pura verdade. Alguém aí comentou que ele não usa reforço positivo, mas ele usa bastante. Depende do caso.
    Eu já usei muitas das suas técnicas de acalmar cães e dá muito certo. Também sempre tento passar uma energia calma e boa.
    Nunca tive que lidar com um cão realmente agressivo, que quisesse me morder, que não pudesse ficar solto nunca. Se isso acontecesse eu não ia aplicar técnica nenhuma, ia chamar um profissional. Mesmo lendo livros e vendo programas sobre o assunto não me sinto apta a "tirar" a agressividade de um cão. Acho que pouca gente sabe fazer isso direito. Posso estar enganada mas nunca vi a Victoria fazendo isso. Se ela já fez gostaria de assistir.

    ResponderExcluir
  12. O que as pessoas não entendem é que os cães não pensam como os seres humanos. Os métodos usados por César Millan são baseados na estrutura e psicologia de uma matilha canina, sendo assim, naturais para os cães. Tive a oportunidade de crescer entre cães vivendo de forma natural e sempre os observei. Quando descobri o César, pude constatar que seus métodos são realmente compatíveis com os que eu observava quando criança e é por isso que os cães o respeitam tanto, pois o vêm como o líder. Eu uso as mesmas técnicas que Cesar com os cães, não só os meus, mas também de pessoas que me procuram para ajudá-las e não há nada de crueldade em seus métodos. Crueldade é nós trazermos um animal de outra espécie, com outra estrutura social para o nosso meio e não mostrarmos a ele como viver neste meio, temos que no mínimo tentarmos fazer com que ele se sinta o mais próximo possível de seu modo de vida natural, ou seja, uma matilha. Os adestradores usam métodos humanos e psicologia humana para treinar os cães e o que faz com que o resultado não seja durável, ou simplesmente não seja alcançado porque os cães não se identificam com essas técnicas.
    Os cães são equilibrados por natureza, o ser humano que o desequilibrou no momento em que os trouxe para o nosso meio sem um mínimo de estrutura e familiaridade com este meio desconhecido.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que para quem queira ensinar "truques" o método da Victória é melhor, agora para recuperar um cão e dar-lhe uma vida mais agradável e tranquila, fico com César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, pela ordem, prefiro as técnicas do Cesar seguida da Victória, mas o do Dro Pet, não dá, não dá pra ficar andando com petiscos em todos os lugares ou spray de água. Da Vitória vi o episódio em que o cocker foi sacrificado, por isso perdi o gosto pelas técnicas dela. No programa do César vi uns donos que mandaram sacrificar uma pinscher agressiva, Cesar não gostou, preferiria que tivessem avisado a ele, q ele levaria o cão. As técnicas do Cesar funcionam bem com meu cão.

      Excluir
  14. Não vi programa da Victoria, mas sempre assisto o do César. Mas a questão é que são profissionais diferentes, pelo que foi escrito aqui, com objetivos diferentes. No caso de um cão "normal" filhote ou sem problemas de comportamento (só a falta de disciplina comum do cão que nunca foi ensinado), chame um treinador, no caso de um cão com problemas de comportamento, chame um especialista em psicologia canina.
    Carolina

    ResponderExcluir
  15. O Cesar Millan é mais eficiente na recuperação de cães. Não existe para ele caso perdido. Infelizmente, nó humanos, nos esquecemos de que devemos enxergar um animal seguindo a ordem: reino - espécie - raça, ou seja,animal - cão - pitbull, pointer, etc...

    Partindo desse pressuposto saberemos como trabalhar a natureza desse cão e fornecer a ele todos os ingredientes necessários ao seu equilíbrio. Mas não podemos deixar de seguir o Encantador de cães. Nossos amigos agradecem.

    ResponderExcluir
  16. acho engraçados algumas pessoas qualificaremos toques do Cesar como chutes....ele toca o animal pra que este saia do estado mental desequilibrado...... Queria ver essas pessoas treinando cães potentes e agressivos.....O cara vive reabilitando cães inclusive cães condenados.... e tem gente que mete a boca ainda.....pior é ver a alguns pseudo protetores, que fazem o cão virar um bibelô...uma criança, para preencher seus vazios por não terem uma família estruturada....Respeitar um cão é acima de tudo não querer que ele se torne Humano....Detalhe sou criador de APBT e adestrador...nunca maltratei um cão e meus cães apesar de potentes e fortes....são equilibrados e felizes sendo cães....eu os amo como cães....

    ResponderExcluir
  17. Eu fico 1000% com o Cesar Millan, sou grande fã das suas técnicas, tenho três dos seus livros, já li duas vezes "O Encantador de Cães", e uma vez "Como Criar o Cão Perfeito desde Filhotinho" e "Cães Educados, Donos Felizes". Todos os livros sempre apontando para os mesmos métodos do Cesar.

    Posso falar com propriedade porque já tive um APBT por 8 anos, e nunca tive problemas com ele enquanto morava sozinho, depois que mudei de volta para casa dos meus pais onde tinham meus avós, irmão, etc. Ele atacou meu irmão duas vezes sem seriedade porque eu estava perto para controlá-lo, decidi doá-lo pelo fato de saber que naquele ambiente eu não tinha condições de criá-lo porque não poderia exigir das pessoas o conhecimento que eu tinha sobre o cão, especialmente de uma raça forte que caso acontecesse algum acidente, seria grave.

    Mas mesmo acontecendo isso, nunca culpei meu cão, sempre acreditei nos métodos do Cesar e sabia que no meu caso foi o fato das pessoas não saberem como lidar com ele que ocorreu tudo, hoje sou casado, moro com a minha esposa em um apartamento e sou um feliz dono de um Bulldog Inglês, criando ele somente com os métodos do César, tendo muito sucesso em tudo que me disponho a fazer com ele.

    Parabéns Cesar Millan e absurdo como existe imprensa sensacionalista no mundo todo acusando profissionais sérios e competentes por nada, essa dele chutar o cão achei um absurdo falarem isso, como assim chutar o cão ?! será que as pessoas não enxergam as coisas ?! Como disse meu colega criador de APBT acima ele toca o animal (Entendam, toca o animal, não chuta) pra que este saia do estado mental desequilibrado... Absurdo.

    ResponderExcluir
  18. Bem, sou Criador há 30 A. Adestrador 27 A. Handler 25 A. Segurança Can. 25 A. Gestor de Segurança P. 9 A. Taxidermista 6 A. Biólogo há 6anos e a única coisa que tenho a dizer é que em cada situação o melhor a fazer é se utilizar o método que resolve, desde que o dono do cão aceite e colabore, pois a parte mais difícil de se trabalhar não é o cão e sim o dono.

    ResponderExcluir
  19. Nossa! A pessoa além de dar provas claras de que nunca leu um livro do Cesar, demonstra completo desconhecimento sobre a finalidade e uso de uma coleira tipo enforcador. Que distorção absurda! Sem falar nos "chutes"... Kkkk Como assim? Toques com a mão em concha viraram chutes? Pobres cães! Se entre humanos a compreensão está abalada imagine com eles...

    ResponderExcluir
  20. O Cesar apresenta soluções mais enfáticas e mais eficazes, mas tenho usado o reforço positivo com bons resultados!

    ResponderExcluir
  21. Nunca vi o da Victoria mas pelo que pude ler até aqui não concordo com a técnica.

    Gosto do Cesar Millan, procuro aplicar com a minha cachorra sempre, mas não tem funcionado muito. Mas acho que é uma questão dela, da cachorra, não da técnica. Ela é agressiva e extremamente dominante, estamos ralando um bocado para conseguir acalmá-la. Quando aplicamos a técnica do Cesar em outros cães, na maioria das vezes funciona.

    Mas meu preferido mesmo é o Brad Pattinson, o canadense. Além de reabilitar cães, ele mostra como a família precisa também ser "reabilitada" e como os problemas domésticos influenciam diretamente no comportamento canino. Ele faz um trabalho um pouco mais longo e também parte deste pressuposto de que cães são cães, não são humanos, e por isso devem ser tratados como tal. Necessidades, gastar energia, liderança e afeto são alguns dos princípios da técnica dele. E ele é totalmente contra o petisco.

    ResponderExcluir
  22. Inacreditável esta vontade constante de alguns iluminados tentarem convencer o mundo de que não vê o que de facto está a ver.

    Vemos um programa do César Millan, vemos os resultados, vemos melhorias quase instantâneas quando muitas vezes existem anos de comportamentos que devem ser corrigidos mas os iluminados dizem ao mundo que de facto não vemos o que estamos a ver. É tudo mentira....

    Aos iluminados no 'reforço positivo' digo apenas: FAÇAM O MESMO QUE O CÉSAR MILLAN!!
    Façam... proponham um programa na TV. Com as audiências que este tipo de programa tem, existem DEZENAS de estações prontas a investir. O que vos prende???? Fama, reconhecimento... DINHEIRO.... está tudo à vossa espera, iluminados do 'reforço positivo'.

    Tenham a coragem, e honestidade de fazer o que faz o César Millan. Ele pelo menos faz tudo ás claras, na frente do Mundo. Vocês, iluminados do 'reforço positivo' criticam abrigados pelo anonimato e segurança da Internet.

    O 'reforço positivo' de que tanto falam mais não é do que encher a barriga dos cães com petiscos à semelhança do que se faz com animais de circo para que façam coisas que são contrárias à sua natureza.

    O César Millan, e é isto que rói as entranhas aos críticos com canudo de Veterinário ou Psicologia Canina ou whatever, é que ele tem algo que eles NUCA terão porque não há escola no Mundo que ensine: o dom de SENTIR o cão como ninguém.

    Estudem 20 anos, leiam 5000 livros mas isso nunca irão aprender e deve doer ver um Mexicano que não estudou nem tinha onde cair morto fazer o que faz SENTINDO apenas.

    ResponderExcluir
  23. É impressionante como as pessoas são ignorantes ao achar que os metodos de adestramento de uma pessoa que chuta, machuca os cães com as mãos, da choque nos cães, da tranco na coleira, usa enforcadores que lesionam o pescoço do animal seja de longe uma referência a ser seguida do porque ficou famoso pela midia. Quanto lixo passa na tv diariamente? O treino através de sumissao ja ficou no passado, antigamente se usava treinar através do medo e da força. . .

    ResponderExcluir
  24. https://www.dogtraining.world/criminal-acts-positive-dog-training-community/

    a verdade sobre os adestradores positivistas, inclusive essa victoria, no final do video

    ResponderExcluir
  25. Interessante ver como as pessoas percebem seus cachorros, considerando louvável utilizar a submissão pra conquistar a liderança, como se não fosse necessário usar a empatia pra atingir esse objetivo. Por isso acho engraçado ver alguns amigos que defendem as técnicas do César reclamando de assédio moral, ou os próprios falando que algum empregado ou membro da equipe se afastou do trabalho por depressão. Sabem o que é melhor? A relação direta entre inteligência e violência: quanto mais a primeira falta, mais a segunda emerge. E sim, a relação de dominação/submissão tem a violência como motor de popa. A única coisa que me desanima nisso tudo é lembrar que vocês se reproduzem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem que falar isso para os cães, pois desde filhotinhos eles disputam quem vai liderar e quem vai ser liderado, o mais dominante só deixa os outros comerem quando ele já está farto,quando a mãe não gosta de determinado comportamento dos filhotes ela dá uma pregada neles, quando os dentes deles começam a machuca-la, outra pregada. Esses toques que o César Milan aplica nos cães nada mais são do que eles próprios fazem entre sí, mas tbm não curto esse tipo de contato físico com o cão, ainda mais pq vc pode enfrentar cães que são muito poderosos e autoconfiantes como um Rottweiler e aí não é aconselhável, mas de todo modo é muito eficaz.

      Excluir
  26. Na minha opinião César é um gênio 👏👏👏

    ResponderExcluir